FAQ SUBLIMAÇÃO

Dúvidas Freqüentes sobre Sublimação

1. Qual a melhor temperatura e tempo de transferência em sublimação?
Vários fatores determinam o tempo correto e a temperatura ideal para uma boa transferência: tipo de prensa, pressão usada, tipo de papel e tinta, tipo de substrato, etc De forma geral as tintas de sublimação transferem melhor a uma temperatura de 200 graus ou mais; temperaturas menores poderão ser usadas sobre substratos mais sensíveis, aumentando o tempo de transferência. Substratos mais espessos poderão requerer mais tempo de transferência para permitir um aquecimento mais uniforme. Enquanto uma camiseta de poliéster pode ser decorada em 30 a 35 segundos, um azulejo grande poderá requerer 10 minutos. Recomenda-se testar varias combinações de tempo e de temperatura escolhendo a combinação que produz as cores mais vivas com a menor deformação do substrato. Se a imagem ficar clara com cores lavadas aumente o tempo de transferência; caso a imagem ficar borrada, reduze o tempo de transferência.
2. Porque imagens parecem nítidas no papel mas distorcidas quando transferidas?
A sublimação requer um contato intimo entre o papel e o substrato no momento que a tinta vira um gás e tinge o substrato. Uma imagem fantasma, mais clara, poderá surgir caso o papel se desloque. O encolhimento do tecido também pode resultar em imagens distorcidas ou sombras; caso não for possível reduzir a temperatura procure pré-encolher o tecido. Outra opção é passar uma leve camada de adesivo em spray sobre o impresso antes de posicioná-lo sobre o tecido. No caso de substratos rígidos como alumínio, madeira e cerâmica prenda as bordas do papel com fita adesiva antes de prensar e aguarde resfriar antes de remover o transfer. Variações de temperatura na prensa ou calandra assim como uma pressão desigual podem causar distorções também; verifique a uniformidade da temperatura na área de transferência e a sua planicidade.
3. Qual a freqüência de limpeza das cabeças?
Faça um teste dos jatos (nozzle check) no inicio do turno para se certificar de que todos os jatos estão desobstruídos e imprimindo corretamente. Do contrario faça limpezas automáticas pelo painel de comando até tiver um teste satisfatório. Um jato obstruído é evidente se há alguma ruptura em algumas das linhas do teste padrão. A fim de conseguir uma boa qualidade da imagem o teste de impressão dos jatos deve ser perfeito sem nenhuma interrupção em alguma cor. Do contrario faça limpezas automáticas pelo painel de comando até tiver um teste satisfatório.
4. Com que freqüência devo limpar o sistema bulk de tinta?
Recomenda-se limpar os cartuchos de tinta a cada 6 meses para prolongar a vida útil das cabeças. Remova a tinta dos cartuchos, encha-os com solução de limpeza e faça repetidos ciclos de limpeza até a solução atingir a cabeça. Após uma hora, remova os cartuchos e esvazie a solução de limpeza remanescente. Encha os cartuchos novamente com tinta e faça a tinta chegar até a cabeça de impressão.
5. Porque que a(s) cabeça(s) de impressão raspa na mídia?
A cabeça pode raspar por 4 razões: 1. O papel pode estar torto na impressora. Certifique-se de que o papel esta bem alinhado e tensionado por igual antes de baixar os roletes de pressão. Isto evitara a formação de rugas. 2. A cabeça de impressão esta muito baixa. Levante a cabeça para impedi-la de raspar ou bater na mídia. 3. Muita tinta no papel. Reduza a quantidade de tinta depositada usando o controle de Limite de Tinta no RIP. Use um papel mais grosso que não enrugue ou que aceite uma quantia de tinta maior. 4. Aclimatize a bobina de papel na sala de impressão por algumas horas para que adquira a mesma temperatura e umidade relativa. A raspagem da cabeça na mídia em excesso pode danificar a cabeça e reduzir sua vida útil.
6. O que devo fazer quando os jatos falham de forma aleatória durante a impressão?
Isto indica uma falha no fluxo de tinta. Use uma seringa para conferir o fluxo de tinta pelos dampers; se encontrar certa resistência, troque os dampers. Se encontrar bolhas de ar isto pode ser uma indicação de que alguma conexão do sistema de tinta esta frouxa.
7. O que causa a deflexão dos jatos?
Normalmente este problema é causado por acumulo de partículas na face da cabeça ou dentro dos bicos injetores de tinta. Este acumulo faz com que as gotículas de tinta deflexionem de sua trajetória correta causando um esfumaçamento e um fora de foco na impressão. Previna-se deixando semanalmente as cabeças de molho em solução de limpeza durante uma hora.

 
Termoprint © 2009 Todos os direitos reservados. frachetta.com